quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Gênero textual e-mail



                                              


Gênero textual e-mail

                                         Um gênero textual do meio eletrônico 

O termo e-mail (redução de eletronic mail), cuja significância se refere a correio eletrônico, designa tanto a mensagem enviada através da Internet, como o endereço para o qual enviamos a mensagem. Geralmente, um endereço de e-mail se compõe da seguinte estrutura: nome@provedor.com.br.

O nome designa o usuário, o símbolo @ (arroba) informa ao computador que o conjunto das informações é um endereço de e-mail, o provedor é a empresa que possibilita o aceso à Internet, sendo que esta pode ser gratuita ou mediante o pagamento de uma determinada taxa. O termo “com” designa comercial e “br”, Brasil.  

Sua estrutura assemelha-se a da carta, com vocativo, a mensagem em si e a despedida. A data e o horário, o próprio sistema se encarrega de atribuir. No que tange à linguagem utilizada, esta pode variar de acordo com o grau de formalismo estabelecido pelos interlocutores. Podendo variar de um certo coloquialismo, tendendo para uma intimidade mais rebuscada, quanto para um nível mais formal, ao se tratar de correspondências ligadas à esfera profissional.

No caso de um clima mais íntimo entre os interlocutores, permite-se que haja a abreviação de algumas palavras, como também a inserção de alguns elementos denominados emoticons (do inglês emotion icons, ícones de emoção), cuja característica é indicar o estado de espírito por parte do emissor, que para serem interpretados, faz-se necessário uma inclinação da cabeça para o lado direito.


  http://www.brasilescola.com/redacao/um-genero-textual-meio-eletronico.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário