quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Histórico: o e-mail

Gênero Textual: E-MAIL

 Histórico: o e-mail
 O e-mail, ou mensagem eletrônica, surgiu em 1971, quando  Ray  Tomlinson enviou a primeira mensagem de um computador para outro, utilizando o programa que ele acabara de desenvolver. De fato, ele enviou várias mensagens testes.
Foi também Tomlinson quem escolheu o símbolo @ para sinalizar a localização do endereço de cada usuário. Ele trabalhava, e ainda trabalha, para Bolt Beranek and Newman (BBN), uma companhia que fora contratada, em 1968, pelo Departamento de Defesa Americana.
A rede se expandiu e a Internet chegou ao Brasil em 1988. Atualmente, é raro quem não possua seu endereço eletrônico e iniciativas governamentais estão, aos poucos, fazendo com que a Internet e a interação por e-mail, esteja ao alcance de todos os jovens em idade escolar.
As mensagens eletrônicas são hoje, possivelmente, o tipo de texto mais produzido e utilizado nas sociedades letradas. É oportuno, portanto, refletir sobre as vantagens e desvantagens desse novo artefato cultural para a transmissão de mensagens:

Vantagens:
 - Rapidez na transmissão da informação;
- Baixo custo;
- Uma mensagem pode ser enviada para milhares de pessoas no mundo todo, na mesma hora;
- A mensagem pode ser arquivada, impressa, re-encaminhada, copiada, e usada novamente;
- Arquivos em formatos diversos podem ser anexados (imagem, foto, música, etc....)

Desvantagem:
 - O e-mail pode ir para o endereço errado (se você descuidar ao escrever o endereço eletrônico).

De um modo geral, o custo é baixo se comparado a outras formas de transmissão como o telefone ou o correio convencional, principalmente, se levado em conta a quantidade e diversidade de dados (texto, imagem e som) que podem ser transmitidos em segundos. No entanto, muitas pessoas dependem de acesso discado que ainda é muito caro no Brasil.
O e-mail ou mensagem eletrônica é, geralmente, produzido pela mesma pessoa que a transmite e o receptor é, quase sempre, o destinatário da mensagem. O envio e a entrega de mensagens é mediada por um ou mais provedores de Internet e a entrega é, geralmente,  feita em segundos.

Lembre-se:
Remetente: Quem manda a mensagem.
Destinatário: Quem recebe a mensagem.
Mensagem: O conteúdo e informação que você quer passar (texto).
Assunto: Título do seu texto.

Dicas para o desenvolvimento de seu e-mail

  1. Independente do tipo de e-mail enviado seja sempre educado e cordial.
  2. Os e-mails para empresas devem sempre ser mais formais e muitas vezes são considerados documentos. Nada impede que você seja mais informal com quem tenha afinidades, (como os seus amigos). 
  3. Ainda sobre e-mails para empresas, escola ou instituições, é importante evitar a linguagem utilizada na internet, de abreviaturas e símbolos pois demonstram falta de vontade de escrever. 
  4. Mantenha-se atualizado através de livros, revistas e jornais, pois os mesmos possuem muitas informações e conhecimento e você passará a ter maior facilidade de interpretação e desenvolvimento de seus textos. 
  5. Atente-se ao conteúdo que você irá escrever. Na maioria das vezes, o texto do e-mail deve ser claro e objetivo. No entanto, em algumas eventualidades, você poderá vir a ser mais abrangente, detalhando as informações para que fiquem mais claras ao destinatário. Tudo dependerá do assunto a ser tratado e da facilidade do destinatário. 
  6. Evite escrever com todas as letras em caixa alta (maiúscula). Elas representam que você está sendo indelicado e/ou gritando. 
  7. Demonstre no campo "assunto" a informação que conterá no e-mail de forma clara e objetiva. Jamais deixe o título do assunto em branco. 
  8. Sempre avise dentro da mensagem ou texto do e-mail quando estiver enviando documentos anexados. 
  9. Ao final de seus e-mails utilize termos formais como "atenciosamente", "cordialmente", etc. 
  10. Não esqueça de "assinar" seu e-mail com seu nome.

 Fontes:
http://www.veramenezes.com/emailgenero.htm
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/dez-dicas-para-redigir-e-mail/43385/

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